Você conhece a importância de se utilizar os Grids?

07/08/2017

Eu vou falar sobre design de página, e para entender sobre design de página é preciso entender sobre grids, então antes de pensar em montar um dos artigos mais pedidos que é como criar algo utilizando grids, achei melhor mostrar o caminho de estudo que eu segui que me despertou essa paixão, e se tem um tipo de pergunta que eu recebo com frequência é sobre grids, por onde começar um grid, o que eu tenho que estudar, como você aplicar seus grids nas suas marcas.


Bom essas são perguntas são um pouco difíceis de responder e justamente por isso eu decidi fazer essa introdução, então eu acho que a pergunta fundamental na verdade é qual a função do grid.

Bom a função básica do grid é organizar informações dentro de uma página, seja ela impressa ou não, o que importa é você criar uma estrutura que te permita organizar esse conteúdo de forma coerente ou pelo menos fundamentada, e ao contrário do que muitos pensam, o grid não é um limitador, ele te permite enxergar possibilidades onde você não enxergava antes, então vamos lá, se você estuda design provavelmente já viu em algum momento essa distribuição de grid, e esse grid nada mais é do que o espaço onde você pretende distribuir seu texto ou imagem, esse método é muito mais antigo que a primeira máquina de impressão e até hoje é reconhecido como um dos métodos mais elegantes de distribuição de página.

Existem várias curiosidades sobre distribuição específica como por exemplo o fato de que essas margens seguem uma escala de crescimento, então se eu definir a margem interna como uma unidade eu percebo que a margem superior tem uma unidade e meia a margem externa tem duas unidades e a margem inferior tem três unidades. Outra coisa interessante a se notar é que as margens externas possuem exatamente a mesma largura que as duas internas somadas, e uma das coisas mais intrigantes é que se eu girar esse grid você nota que a altura dele tem exatamente a mesma largura da página, e para comprovar isso se eu inserir um círculo em uma página com essas mesmas proporções para você nota que o círculo se alinha perfeitamente na altura e largura da página, e quem disseminou isso foi tipógrafo e designer chamado Jan Tschichold então eu aconselho muito que você pesquise sobre ele e esse método pode ser alcançado de diversas maneiras diferentes então eu vou apresentar os três mais conhecidos.


E o primeiro deles é conhecido como The Van De Graaf Canon ou um cânone Van de Graaf O método do Van de Graaf é provavelmente a forma mais fácil de se encontrar esse grid e não é necessário fazer nenhum tipo de conta para isso, Primeiro a gente encontra os centros traçando essas duas linhas, em seguida a gente traça mais duas linhas das extremidades inferiores até o centro da parte superior, com isso a gente vai encontrar essa interseção aqui, e daqui a gente vai puxar uma linha até o topo da página e do topo até o espelho da interseção que a gente acabou de encontrar Tá pronto, Depois disso eu pego essa primeira interseção aqui e puxo uma linha até ela encostar nessa diagonal, daqui eu puxo uma nova linha para baixo até encostar na outra diagonal e por último fecho o retângulo unindo essas duas linhas, Mole né.

E para fazer o outro lado é só espelhar as guias que faltaram e sem perder muito tempo vamos para o segundo método conhecido como Diagrama de Villard, esse é bem parecido com o método Van de Graaf então a gente já começa com essas cinco linhas aqui, só que agora a gente não puxa uma linha para o outro lado e sim dessa interseção aqui até o centro do livro, e com isso a gente acabou de encontrar um terço da altura olha só, então agora eu vou juntar estes dois pontos aqui com uma nova diagonal e a gente acabou de encontrar esse centro que corresponde a um sexto da página.

Continuando se eu traçar uma nova diagonal nestes dois pontos a gente vai encontrar esse centro que corresponde a um nono da página, Vai falar que isso não é muito maneiro e essa progressão é infinita Esse ponto aqui corresponde a um doze avos por exemplo, e onde nosso grid se encaixa aqui, Aqui ó, no ponto que corresponde a um novo.


Então aproveitando que a gente falou dos nonos vamos ao último método do Raúl Rosárivo ou Rosarivo não sei qual é a pronúncia, esse método para quem usa computador chega a ser covardia pois é só pegar a página e dividir tanto a altura quanto a largura por Lembra que a gente acabou de descobrir no Diagrama de Villard que com um nono a gente encontra o grid, então olha ele aí, e antes de finalizar esse artigo vou mostrar pra vocês que é possível aplicar esses conhecimentos na prática por mais simples que seja seu layout, esse projeto aqui é de e como você pode ver ele é bem simples, enfim a ideia é que você não utilize o grid apenas como régua mas quando puder aplique ele como parte do conceito também.

Nesse projeto aqui por exemplo, o cliente final era a Prefeitura de Catanduva e eu vou ampliar o símbolo da prefeitura pra você dar uma olhada, Repara, como esse brasão é dividido em partes iguais Assim que eu observei isso eu pensei hmm já posso usar isso no layout da capa E como complemento eu também usei dois elementos do brasão que foram essa ondinha e a engrenagem para fazer o sol Então voltando para o layout olha como está meu grid, eu praticamente usei apenas Diagrama de Villard para dividir essa página em três e posicionar os objetos como o sol e o personagem.

Então é isso pessoal esses são os tão famosos segredos de harmonia das páginas dos grandes tipógrafos designers e arquitetos da nossa história, espero que você tenha entendido e gostado desse artigo.

© 2017 Os Sobrinhos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora